Oscar 2012: sorte, azar e palpites.

Para alguns, o mundo é cheio de injustiças, para outros, ele apenas é repleto de sorte. E a sorte é assim, alguns nascem com, outros nascem sem um pingo dessa tão bendita!

O mundo do cinema pode ser considerado assim, injusto para os talentosos e cheio de sorte para os rostos bonitinhos que estão na hora certa, no lugar certo, na presença daquela companhia, representada por aquele manager.

Creio que desde a primeira vez que realmente me interessei e comecei a entender o que se passa nos Academy Awards, ou simplesmente, a festa do Oscar, cheia de moças robustas com vestidos de chita e regada a coxinha e tubaína – ou quase isso – as indicações finalmente me surpreenderam! Tanto para a tal injustiça, quanto para a tal da sorte!

Na festa onde A Invenção de Hugo Cabret, de Martin Scorsese, lidera com 11 indicações e o francês O Artista segue com 10, minha maior decepção foi que Ryan Gosling e seu tão criativo, belo e violento Drive foram plenamente ignorados pela academia – não, não aquela onde se puxa ferro.

Outro tapa na cara foi a também falta de qualquer critério com Precisamos Falar Sobre Kevin, que simplesmente foi banido de todas as categorias, mas que facilmente deveria estar indicado em Melhor Roteiro Adaptado – da obra de Lionel Shriver – e Melhor Atriz, para Tilda Swinton, que faz um papel duro, cruel, porém impecável, como de costume, venhamos e convenhamos.

Sim, também faltaram Leonardo DiCaprio em J. Edgar e Michael Fassbender por Shame. Ok, ok, ainda não vi esses filmes e como não gosto muito de ler sinopses e assistir trailers pois acho que eles estragam a expectativa, pouco conheço sobre a história, mas não tem como DiCaprio + Clint Eastwood ou Fassbender + McQueen se saírem com um mínimo de qualidade artística!

Falando em qualidade artística, o que foram essas 6 indicações para Árvore da Vida?! Essa eu fiquei sem entender MESMO! Ok, o filme é bonito, é bem fotografado, tem o galã Brad Pitt… mas peraí… cadê a funcionalidade da história? Enfim, acho que essa entra pra parte da sorte, assim como dessa Rooney Mara na versão americana de Os Homens que Não Amavam as Mulheres.

Tem coisas que não dá pra entender como eles indicam. Eu acho refilmagem um saco, coisa de gente sem criatividade. Refilmagem recente então é de doer. Se indicaram essa garota que nunca fez nada de relevante, por que não indicaram a Noomi Rapace – a Lisbeth Salander do original sueco – quando o filme foi lançado lá fora?!

Onde foram parar as indicações barbadas de Rio como animação ou A Pele que Habito, do Almodóvar, como Melhor Filme Estrangeiro, ou ainda Phillip Seymour Hoffman como coadjuvante em O Homem que Mudou o Jogo? Quem sabe até poderiam colocar Os Agentes do Destino como Melhores Efeitos?! Ok, talvez nessa última eu tenha forçado a barra, mas é que gosto muito do filme…

Sorte também tiveram Woody Allen e seu Meia-Noite em Paris. Tá, o filme não é ruim, mas eu sinceramente não vejo o que os outros

A Invenção de Hugo Cabret tem 10 indicações ao Oscar 2012vêm nos filmes desse cara! Ninguém percebe que ele sempre pega uma cidade legal, arranja um cinematógrafo competente para deixa-la incrível e joga atores medianos para integrarem um enredo chato?!

Por falar em chato, esse O Artista é algo que me soa sonolento. Francês, preto e branco e mudo?! Tá de sacanagem. Que fique claro, eu adoro filme francês – queria que Tomboy fosse indicado, doce ilusão – mas preto e branco, mudo, ah, sem falar nas quase duas horas de duração… acho que vai ser duro de aguentar.

O que eu até agora não entendi nessas novas regras da Academia é a indicação de dez melhores filmes e apenas cinco melhores diretores! Eu acho que eles precisariam contratar um matemático pra orientar melhor os criadores das categorias. Se existem dez obras incríveis, é porque dez pessoas incríveis as fizeram. Exceção seria se um só cara fosse indicado por dois ou mais filmes, o que não é o caso!

Bom, chega de reclamar e palpitar. Deixo os principais indicados abaixo e assim que conseguir ver todos, ou quase todos que saírem antes da premiação, posto texto aqui sobre meus palpites a vencedores! A lista completa você encontra aqui.

Melhor Filme

Os Descendentes
A Árvore da Vida
Histórias Cruzadas
A Invenção de Cabret
O Homem Que Mudou o Jogo
Cavalo de Guerra
O Artista
Meia-Noite em Paris
Tão Forte e Tão Perto

Melhor Diretor

Woody Allen – Meia-Noite em Paris
Terrence Malick – A Árvore da Vida
Alexander Payne – Os Descendentes
Michel Hazanivicous – O Artista
Martin Scorsese – A Invenção de Cabret

Melhor Ator

George Clooney – Os Descendentes
Brad Pitt – O Homem Que Mudou o Jogo
Jean Dujardin – O Artista
Demián Bichir – A Better Life
Gary Oldman – O Espião que Sabia Demais

Melhor Atriz

Glenn Close – Albert Nobbs
Viola Davis – Histórias Cruzadas
Rooney Mara – Millennium – Os Homens que Não Amavam as Mulheres
Meryl Streep – A Dama de Ferro
Michelle Williams – Sete Dias com Marilyn

Melhor Ator coadjuvante

Kenneth Branagh – Sete Dias com Marilyn
Nick Nolte – Guerreiro
Max Von Sidow – Tão Perto e Tão Forte
Jonah Hill – O Homem Que Mudou o Jogo
Christopher Plummer – Toda Forma de Amor

Melhor Atriz coadjuvante

Bérénice Bejo – O Artista
Jessica Chastain – Histórias Cruzadas
Janet McTeer – Albert Nobbs
Melissa McCarthy – Missão Madrinha de Casamento
Octavia Spencer – Histórias Cruzadas

Melhor Filme Estrangeiro

A Separação (Irã)
Bullhead (Bélgica)
Monsieur Lazhar (Canadá)
Footnote (Israel)
In Darkness (Polônia)

Melhor Animação

Gato de Botas
Kung Fu Panda 2
Rango
Um Gato em Paris
Chico & Rita

Melhor Fotografia

Millennium – Os Homens que Não Amavam as Mulheres
O Artista
A Invenção de Hugo Cabret
A Árvore da Vida
Cavalo de Guerra

About these ads

Comentários em: "Oscar 2012: A Festa dos injustos" (1)

  1. Take Shelter in US theaters September 30, 2011 starring Michael Shannon, Jessica Chastain, Shea Whigham.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: